sábado, 29 de janeiro de 2011

Abajur de convecção

   No nosso dia-a-dia é bastante comum vermos uma panela no fogão com água fervendo ou um ar condicionado refrigerando o ar de uma sala ou ainda sentirmos a energia emitida por uma lâmpada de filamento ao aproximarmos dela... Bem, os exemplos são inúmeros das formas de propagação no nosso cotidiano!

   Em geral, os corpos são constituídos de partículas que estão constantemente em movimento ou agitação logo são dotadas de uma energia de movimento denominada energia térmica que pode transitar entre os corpos designando a propagação de calor. Existem três formas distintas de ocorrer esse fenômeno: a condução, convecção e irradiação. No entanto, neste momento destacaremos apenas a convecção, na qual não há propriamente uma passagem de energia térmica constituindo-se de movimentos de massas fluidas trocando de posição devido suas densidades e diferenças de temperatura.

http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_10.asp
   A ideia do experimento a seguir é fazer o abajur rotacionar por meio da movimentação das massas de ar, a partir de uma fonte de calor dentro do próprio. Para sua produção precisa-se de cartolina guache para fazer uma cúpula cilíndrica, ilhós ou gargalho de ampola de injeção, uma lâmpada, fio para extensão, pino macho, arame e madeira para servir como base. O ilhós ou gargalho de ampola de injeção servirá para apoiar a cúpula sobre um eixo fixo pontiagudo vertical (o arame) preso à base, na parte superior do cilindro deverá ter pequenas aberturas com aletas ligeiramente inclinadas (45°),  e é importante que as instruções ao lado sejam seguidas. 

   Quando a lâmpada aquece o ar próximo a ela, este se torna menos denso e sobe (por convecção), passa pelas aletas ligeiramente inclinadas localizadas na parte superior do cilindro, e faz a cúpula girar. Ainda pode-se ousar da criatividade e, por exemplo, colocar na cúpula letras vazadas e fechadas com pedaços de papel celofane, desse modo à medida que a cúpula gira a projeção da inscrição sobre a tela também se movimenta. Abaixo segue uma breve demonstração do experimento: 


   É importante notar que o aparato funciona com a corrente de convecção e não com o calor da lâmpada.




5 comentários: