terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Manômetro em coluna de água

Os fluidos desempenham papel essencial em muitos aspectos de nossa vida cotidiana. Bebemos, nadamos e respiramos em fluidos. Podemos realizar mergulho em alto mar; os aviões voam através deles. Denominam-se fluidos qualquer substancia que pode fluir; o termo pode ser usado para líquido e gás.
O aparato a seguir é realizado para medir a pressão manométrica. O manômetro mais simples de ser construído é de coluna de água. O material necessário é um suporte em madeira; uma mangueira; um tubo em forma de U; algumas braçadeiras; funil; régua; bola de encher (bexiga); água com corante e recipiente diferente. O ponto culminante da confecção desse experimento é o sensor de pressão, que é feito com uma bexiga fixada no funil ficando assim sensível a qualquer toque, até mesmo a pressão do ar.

No Experimento a seguir podemos perceber o teorema de Stevin e podemos comprova-lo através de diversos recipientes utilizados no funcionamento do aparato. Foi feita a medição com 2 recipientes diferentes, e nota-se o teorema de Stevin que não depende da vasilha  e sim da altura. Se a altura for igual em ambos recipientes o deslocamento na coluna de água será a mesma.


Mas será que isso funciona mesmo? Que tal fazer. Ótimo para realizar aulas diferentes, quebre a rotina de sala de aula e experimente o experimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário